sábado, 16 de outubro de 2010

16 de Outubro - Dia Mundial da Alimentação

A comemoração do Dia Mundial da Alimentação, que teve início em 1981, é na actualidade celebrada em mais de 150 países como uma importante data para consciencializar a opinião pública sobre as questões da nutrição e alimentação. A Escola Secundária Infanta D. Maria comemorou o Dia Mundial da Alimentação, no dia 15 de Outubro, com diversas actividades, tendo como objectivos reforçar os cuidados para uma alimentação saudável, apelar à importância da Sopa e do Pequeno-Almoço e sobretudo reduzir o consumo do sal nas refeições.

A alimentação é uma necessidade fundamental e um dos factores que mais afectam a saúde, sendo essencial escolher os alimentos em qualidade e em quantidades adequadas às necessidades diárias, ao longo das diferentes fases da vida.

Deste modo, uma alimentação saudável durante a adolescência é fundamental para o normal desenvolvimento e crescimento, e para a prevenção de problemas de saúde.
A OMS tem vindo a manifestar uma crescente preocupação com os consumos alimentares das populações, particularmente das crianças e dos jovens.

O papel da família na alimentação e na educação alimentar dos jovens é inquestionável, mas também a Escola assume aqui uma grande importância, devendo ser da sua responsabilidade apostar regularmente numa alimentação saudável e equilibrada, praticando-a no dia-a-dia e sensibilizando os alunos e encarregados de educação para a prática de bons hábitos alimentares.

Considerando que a quantidade, qualidade e variedade dos alimentos ingeridos durante o período escolar tem um forte resultado na saúde, no bem-estar e no desenvolvimento, sendo cada vez mais frequentes os problemas alimentares como a obesidade, a diabetes, a hipertensão, o elevado colesterol, a sobrenutrição e a subnutrição, promovemos a realização de diferentes iniciativas, concretamente, o “Dia da Fruta” com o objectivo de incentivar nos alunos o gosto pelo consumo de fruta. Nos intervalos das dez horas às dez horas e quinze minutos e das dezasseis horas e quarenta e cinco minutos às dezassete horas, a comunidade escolar teve fruta diversa à disposição: maçãs e pêras foram devidamente lavadas e colocadas em cestos, ananás, laranja, melão, melancia, kiwi, uva e banana foram partidos e colocados em tabuleiros.





A exposição de cartazes elaborados na Escola foi outra das actividades desenvolvidas neste dia que contou com a presença de muitos observadores/admiradores.



Sem comentários:

Enviar um comentário